Está nas mãos dos vereadores de Porto Alegre a definição do uso das áreas do terreno de 74 hectares da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) no Morro Santa Teresa. Na última segunda-feira (18) foi protocolado na Casa o Projeto de Lei de iniciativa do movimento de defesa do Morro Santa Teresa, assumido pela vereadora Sofia Cavedon que institui o imóvel como “área especial de interesse ambiental, cultural e social”. Trata-se de um passo decisivo no sentido de garantir a utilização pública desta importante e privilegiada área da cidade, objeto da atuação do Sindicato dos Engenheiros, entre diversas entidades e da população do local ao longo dos últimos anos.
Vale lembrar que tudo começou em 2009, na gestão da então governadora Yeda Crusius que enviou à Assembleia Legislativa em caráter de urgência um projeto que viabilizava a permuta do terreno da antiga FEBEM com a iniciativa privada, em troca de investimentos em nove casas da fase, no interior do estado. Mesmo defendendo os esforços governamentais para o setor, o SENGE, integrando-se ao movimento dos moradores do local e à outras entidades representativas, veio a público interpondo-se à celeridade da decisão e ao orçamento proposto, defendendo desde o primeiro momento a criação de um parque no local. Diante da pressão, o projeto foi retirado da pauta do Legislativo. Desde então, criou-se o movimento de defesa do Morro Santa Teresa que envolve entidades E comunidades com ações junto ao Poder Público visando a implementação de três causas: criação do Parque Ambiental, regularização fundiária e urbanística das vilas e reestruturação da FASE.
Segundo o engenheiro Vinicius Galeazzi, membro do Conselho Técnico Consultivo do SENGE, a partir de agora, cabe à entidade e à sociedade organizada acompanhar de perto a tramitação e os desdobramentos do projeto na Câmara. Segundo ele, “a prevalência do interesse público naquela área só será realidade com a continuidade dos esforços de toda a comunidade, ação esta responsável pelas conquistas até aqui garantidas”.
A definição das áreas de interesse social, cultural e de proteção do ambiente natural (AEIS, AEIC e APAN), após assinatura do prefeito municipal, serve de suporte legal para as ações do Governo do Estado, proprietário da maior parte do terreno, para suas ações nos três campos citados. O Movimento já atua junto ao Governo visando agilizar e acompanhar as atividades.
Acesse o portal Conexões Engenharia e fique conectado com as melhores oportunidades para a sua carreira
www.conexoesengenharia.com.br
Acompanhe e participe das páginas do SENGE nas redes sociais:
www.facebook.com/sindicatodosengenheiros
twitter.com/senge_rs
Acesse nosso blog:
www.construindoideias.org.br
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: