A Frente Estadual de Defesa da Extensão Rural, composta pelo SENGE, ASAE, Semapi, Sintargs, Faser, Asapas, AESR e AGC, realizou na quinta-feira dia 1° de julho o seminário “O Presente e o Futuro da Extensão Rural em Debate.
O encontro, mais uma etapa da luta das entidades para o fortalecimento do setor, aconteceu no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, e contou com cerca de 1000 participantes de todo o Estado, incluindo lideranças, profissionais, entidades, produtores e autoridades.
Na oportunidade, um documento contendo as reivindicações do setor, principalmente a defesa e fortalecimento da EMATER e o futuro da ATER no Rio Grande do Sul, foi entregue formalmente aos candidatos ao Governo do Estado. Estiveram presentes Tarso Genro e José Fogaça, e o representante da Governadora Yeda Crusius, Deputado Berfran Rosado.
Em síntese, a Frente defende três eixos fundamentais para a viabilidade da EMATER e que não vêm sendo praticados: recursos orçamentários, recuperação dos quadros com novas contratações e democracia interna para a empresa, com a participação das entidades representativas dos funcionários na discussão dos temas de interesse institucional.
Em seu pronunciamento, Tarso Genro garantiu que a demanda que motivou este movimento não pode ser caracterizada como corporativa porque tem origem nas “bases produtivas”, como pode perceber em suas viagens pelo Rio Grande. Na seqüência, comprometeu-se com a contratação de técnicos para a EMATER já no primeiro ano de sua futura administração.
Por sua vez, reafirmando seus compromissos com a Extensão Rural, José Fogaça lembrou a frase dita pelo então governador Pedro Simon na sua gestão a frente do Piratini: “A EMATER é a cara do Governo no campo”. Para reproduzir esta realidade na sua futura gestão, o ex-prefeito de Porto Alegre comprometeu-se em recompor os quadros da empresa aos níveis de 2006, recuperando também o orçamento da empresa estagnado desde então, bem como respeitar a representação sindical e associativa dos funcionários.
O candidato sugeriu também a criação de uma comissão paritária, formada por representantes do governo e dos funcionários, com o objetivo de elaborar um projeto de “reinstitucionalização” que torne a EMATER um órgão estável e permanente e que assegure mais estabilidade aos seus servidores.
Já o representante da Governadora destacou o equilíbrio orçamentário obtido no atual Governo, que em quatro anos passou de um déficit de cerca de 600 milhões para um superávit de mais de R$ 2 bilhões previstos para 2011, o que segundo Berfran Rosado, recupera a capacidade de investimento do Estado. O deputado salientou que isso permitirá a EMATER avançar ainda mais. “Estamos prontos para encaminhar e debater as propostas” finalizou.
Falando aos presentes, o presidente do SENGE, lembrou que o Sindicato está mobilizado “desde o primeiro momento”, quando a entidade e os profissionais da EMATER perceberam o quadro de dificuldades criado a partir da demissão, em 2007, de mais de 400 funcionários sob a alegação de que era possível fazer mais com menos recursos. Apesar disso, Azambuja afirmou que atualmente, as equipes espalhadas por todo o Estado, continuam trabalhando e gerando resultados significativos, muito acima do que poderia ser feito na atual situação em que tanto o Escritório Central, Regionais e mais de cem municípios, atuam com equipes de trabalho incompletas.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: