A sustentabilidade econômica e financeira do plano de saúde dos colegas aposentados da ASCAR/EMATER entrou na pauta do Sindicato dos Engenheiros.
Além dos elevados índices de aumento dos serviços médicos, o fim do aporte de parcela por parte da empresa ao Fundo Assistencial de Saúde (FAS), há cerca de 10 anos, criou um quadro de preocupação que precisa ser revertido. Isso porque, desde então, cabe aos inativos gerir seu próprio plano, equilibrando o pagamento dos custos dos serviços médicos através de receita própria.
A partir da experiência acumulada em décadas de gestão dos planos SENGE Unimed, e atento em colaborar na busca de soluções viáveis à sustentabilidade do plano, o presidente Cezar Henrique Ferreira atendeu solicitação da presidente da ASAE – Associação dos Servidores da Ascar/EMATER e convocou uma importante reunião realizada na tarde desta terça-feira (25), na sede do Sindicato.
O encontro contou com representantes de todas as partes envolvidas que formam o Grupo Gestor do FAS. Estiveram presentes a presidente da Associação dos Servidores (ASAE) Marinês Bock e a vice Lucia Bohn Constantinopolos; pela empresa, a colega Camila Conte e pelos aposentados o colega Aloísio Ribeiro, da Associação dos Aposentados (ASAPAS).
A fim de colaborar com a análise situacional e com as propostas com vistas à uma solução que garanta a continuidade do plano dos aposentados, o SENGE oportunizou a participação na reunião do consultor do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Malabarba. O executivo e sua empresa têm em seu currículo trabalhos de consultoria para dezenas de instituições em todo o país, no sentido de orientar as entidades, gestores e os próprios beneficiários na busca do equacionamento, estudo de viabilidade e implantação de planos de recuperação. Em resumo, Malabarba afirmou não haver solução mágica nem tampouco milagre em torno da questão. O que é imprescindível é a busca e a prática da sustentabilidade financeira e institucional, alcançada com responsabilidade de todas as partes envolvidas, lançando mão de várias iniciativas com muita criatividade, sob pena que a falta de equilíbrio torne o plano inviável, o que prejudicaria todos de forma contundente.
Com esta postura, o SENGE colabora com o Grupo Gestor, que deverá levar o assunto para diretoria da empresa para que a EMATER absorva um modelo de consultoria adequado às necessidades urgentes que cercam os planos de saúde, tanto dos aposentados quanto, dos colegas da ativa.
Além do presidente Cezar Henrique, o Sindicato foi representado na reunião pelo vice-presidente José Luiz Azambuja e pelos diretores Nelso Portelinha e Dulphe Pinheiro Machado Neto.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: