Representado pelo seu presidente, Cezar Henrique Ferreira, o Sindicato dos Engenheiros participou da audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Airton Lima (PL).
A pauta central da audiência, convocada por iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PSOL), foi a precarização do serviço de extensão rural social disponibilizados pela EMATER por todo o Estado.
Mais especificamente, para tratar da situação de abandono de cerca de 200 mil famílias de 140 municípios, dentre os 497 atendidos pela empresa, motivada pela miopia de prefeitos e gestores públicos, que na ânsia por redução de gastos, optam pelo corte do assessoramento técnico de um extensionista social, de vital importância tanto para o núcleo familiar quanto para a coletividade em que está inserido.
Em consonância com as manifestações de diversas lideranças de entidades como o SEMAPI, a ASAE e a Associação dos Extensionistas Rurais Sociais do RS (AERS), o presidente Cezar Henrique destacou no seu pronunciamento a necessidade urgente da recomposição das equipes técnicas básicas, formadas historicamente por um profissional de nível superior (engenheiro agrônomo ou veterinário), um técnico de nível médio e o (a) extensionista social. Para tanto, Ferreira defendeu a realização imediata de concurso público, intenção que aliás, já foi ventilada pela diretoria da EMATER em recente reunião com o SENGE.
Diante desta possibilidade, Cezar Ferreira conclamou a todas as forças representativas na EMATER, aos membros do governo do Estado e do Legislativo, que unam esforços em apoio à realização do concurso.
Cezar vai além ao afirmar que a EMATER é a principal e a mais eficiente política pública para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul, e precisa ser recomposta de forma urgente, seja pela capilaridade do setor na geração de emprego e renda, pela fixação das famílias no campo ou pela ampla capacidade de reinserção social advinda do suporte técnico oferecido ao longo de décadas.
O presidente Cezar Henrique citou em sua manifestação o posicionamento institucional do SENGE favorável à manutenção do controle público da CORSAN, lembrando que, em se tratando de saneamento básico no meio rural, são os profissionais da EMATER que alcançam às famílias e aos produtores importante aporte tecnológico em questões ambientais, recursos hídricos, tratamento de resíduos, entre outras tecnologias vitais para a agricultura familiar e à toda sociedade. Cezar concluiu reiterando os conceitos básicos da assistência técnica e extensão rural, formado pelo desenvolvimento rural, meio ambiente e ação social.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: