Nesta segunda-feira (26) o Sindicato dos Engenheiros sediou uma reunião conjunta com o Conselho de Representantes Sindicais do DMAE (CORES) e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA).
O encontro teve como objetivo dar sequência ao debate iniciado em 8 de maio, que contou com a presença dos gestores do DMAE e do prefeito Sebastião Melo, oportunidade em que se discutiu o projeto de concessão de parte dos serviços prestados pela autarquia em um processo nomeado como “parceirização”.
O presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, deu início à reunião explicando que a entidade abriu esse espaço para oportunizar o debate sobre esse projeto e reafirmou a posição histórica do SENGE na defesa de que serviços como o saneamento, energia, meio ambiente e extensão rural são estratégicos e, portanto, devem estar sob a gestão do Poder Público, a exemplo de diversas mobilizações que a entidade vêm liderando em defesa de empresas públicas estaduais e municipais.
Representando o SENGE, também estavam presentes os vice-presidentes José Luiz Azambuja e Diego Oliz, o diretor de Negociações Coletivas, João Leal Vivian, os diretores administrativos Nelso Portelinha e Tadeu Rodriguez, o diretor financeiro Luiz Schreiner, o diretor Dulphe Pinheiro Machado, representantes da diretoria estendida e do Conselho Técnico Consultivo do Sindicato.
Na abertura da reunião, também se manifestou o diretor do SIMPA, Edson Zomar de Oliveira, trazendo um histórico sobre a mobilização da entidade e dos seus representados em defesa do DMAE e do saneamento público.
Na sequência, os servidores do DMAE e integrantes do Conselho de Representantes Sindicais do SIMPA, Marcelo Faccin, Sandra Darui e Adriano Reinheimer trouxeram uma detalhada análise da apresentação do modelo de concessão parcial do DMAE proposto pela gestão municipal, a partir da qual também apresentaram seus contrapontos e argumentos econômicos, sociais e ambientais. “A competência pública e a execução privada tendem a conflitos de interesse, e isso vai trazer certamente prejuízo a população mais sensível. Os riscos da concessão, além da entrega deste patrimônio que não pertence a este governo, que é um patrimônio histórico do município de Porto Alegre, é a colocação de um monopólio natural nas mãos do setor privado, na medida em que há nitidamente o interesse ao lucro”, afirmou Faccin.
Também participaram da reunião dois ex-diretores do DMAE, Guilherme Barbosa e Antônio Elisandro, e a deputada Sofia Cavedon.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: