Nesta segunda-feira (26) o Sindicato dos Engenheiros sediou uma reunião conjunta com o Conselho de Representantes Sindicais do DMAE (CORES) e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA).
O encontro teve como objetivo dar sequência ao debate iniciado em 8 de maio, que contou com a presença dos gestores do DMAE e do prefeito Sebastião Melo, oportunidade em que se discutiu o projeto de concessão de parte dos serviços prestados pela autarquia em um processo nomeado como “parceirização”.
O presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, deu início à reunião explicando que a entidade abriu esse espaço para oportunizar o debate sobre esse projeto e reafirmou a posição histórica do SENGE na defesa de que serviços como o saneamento, energia, meio ambiente e extensão rural são estratégicos e, portanto, devem estar sob a gestão do Poder Público, a exemplo de diversas mobilizações que a entidade vêm liderando em defesa de empresas públicas estaduais e municipais.
Representando o SENGE, também estavam presentes os vice-presidentes José Luiz Azambuja e Diego Oliz, o diretor de Negociações Coletivas, João Leal Vivian, os diretores administrativos Nelso Portelinha e Tadeu Rodriguez, o diretor financeiro Luiz Schreiner, o diretor Dulphe Pinheiro Machado, representantes da diretoria estendida e do Conselho Técnico Consultivo do Sindicato.
Na abertura da reunião, também se manifestou o diretor do SIMPA, Edson Zomar de Oliveira, trazendo um histórico sobre a mobilização da entidade e dos seus representados em defesa do DMAE e do saneamento público.
Na sequência, os servidores do DMAE e integrantes do Conselho de Representantes Sindicais do SIMPA, Marcelo Faccin, Sandra Darui e Adriano Reinheimer trouxeram uma detalhada análise da apresentação do modelo de concessão parcial do DMAE proposto pela gestão municipal, a partir da qual também apresentaram seus contrapontos e argumentos econômicos, sociais e ambientais. “A competência pública e a execução privada tendem a conflitos de interesse, e isso vai trazer certamente prejuízo a população mais sensível. Os riscos da concessão, além da entrega deste patrimônio que não pertence a este governo, que é um patrimônio histórico do município de Porto Alegre, é a colocação de um monopólio natural nas mãos do setor privado, na medida em que há nitidamente o interesse ao lucro”, afirmou Faccin.
Também participaram da reunião dois ex-diretores do DMAE, Guilherme Barbosa e Antônio Elisandro, e a deputada Sofia Cavedon.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: