Na sexta-feira (31/7), a Agência Sindical exibiu live com Murilo Pinheiro. Ele preside o Seesp e a FNE. João Franzin, jornalista da Agência, comenta: “Em que pesem os problemas de áudio, decidimos selecionar as principais falas do Murilo, que é um dirigente muito preparado. Mesmo porque a engenharia é uma das forças capazes de ajudar o Brasil sair do atoleiro.”
Principais trechos
Protocolos – Os engenheiros, como um todo, estão na quarentena, exceto aqueles que estão vivendo situação real de emergência. Nos colocamos à disposição dos trabalhadores e do governo para ajudar a população.
Retomada – A Prefeitura de São Paulo assinou protocolo conosco. A engenharia tem que participar de absolutamente tudo. Mas vimos que os governos não pararam de torpedear os sindicatos. O exemplo de providências deveria vir do governo.
Embraer
Os Planos de Demissão Voluntária precisam apresentar proposta que o profissional considere razoável para sair e se manter durante um tempo. Na verdade, sindicatos não discutem PDV, porque é demissão. Nós discutimos contratação. No caso de outras empresas, normalmente se apresentam diversos fatores ou vantagens adicionais.
Demissão – Discutíamos redução de horas trabalhadas com salário reduzido e também home office. De repente, a empresa parou e disse que queria discutir um PDV. Mas coloca apenas adicional de 10% de um salário por ano trabalhado. Ou seja, na prática, é demissão pura e simples.
Valorização – A Embraer é a primeira quando se trata de fabricante de aviões até 100 lugares no mundo. É uma empresa que o Brasil precisa e deve preservar. Estava sendo comprada pela Boeing, que desistiu.
Aporte – Mandamos carta ao governo pleiteando aporte de recursos. O BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] informou que aportaria o dinheiro necessário. Todos sofreram com a pandemia, mas é fundamental que tenhamos consciência de como fazer de forma séria. São 5 mil engenheiros. Nossa preocupação é muito grande. O sindicato participa e discute diariamente.
Saneamento
O novo marco regulatório foi aprovado. Brigamos muito contra isso. Discutimos, participamos, fomos a Brasília, falamos com parlamentares. Nós temos a Sabesp, a maior empresa de saneamento da América Latina. Mas as empresas que comprarem o saneamento, obviamente, vão dar prioridade àquelas cidades com possibilidade de lucro maior. O povo, que é mal atendido, vai ficar cada vez pior.
Indústria médica
Esse tema foi motivo de pauta nossa junto ao governo federal. Mostramos que muitas das empresas hoje ociosas poderiam fabricar respiradores e insumos necessários à saúde, dando uma contribuição muito importante o cidadão e o País.
Live – Clique aqui e assista à entrevista.
Fonte: Agencia Sindical
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: