Está em análise na Comissão Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o projeto de lei que visa retirar do ordenamento jurídico brasileiro a possibilidade de empregado titular de diploma de nível superior, e que perceba salário igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, negociar as condições de seu labor sem a presença do sindicato da categoria profissional.
O texto é de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e tramita sob o número PLS 348/2017. Foi designado para a relatoria o senador Romero Jucá (PMDB/RR)
O PLS busca revogar o parágrafo único do art. 444 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, que institui a figura do empregado hipersuficiente, que é o titular de diploma de nível superior com salário igual ou duas vezes superior o limite máximo dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social. Segundo este decreto, o referido empregado hipersuficiente pode negociar as condições da prestação de seus serviços sem a presença da entidade sindical.
O projeto justifica a revogação deste parágrafo da CLT afirmando que ele parte da falsa premissa de que o trabalhador não se encontra em posição de vulnerabilidade perante seu empregador, situação que não encontra respaldo na realidade do mercado de trabalho. Exatamente por isso a Carta Magna torna obrigatória a participação do sindicato da categoria profissional na negociação coletiva.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: