Uma decisão inédita, o acórdão do TRT-4 sentenciou empresa de Caxias do Sul pela prática de dumping social (dano social coletivo) por descumprimento do piso salarial do Engenheiro. A decisão foi publicada no último dia 4 de outubro e ainda cabe recurso.
Essa vitória para os engenheiros contratados pela empresa é resultado de uma batalha do SENGE na luta contra o descumprimento do piso salarial de engenheiros, uma das maiores conquistas desta categoria profissional e principal bandeira do sindicato.
É uma prática do SENGE usar ações judiciais como último recurso, apenas quando fracassam as negociações e o diálogo. É desta forma que o SENGE conduz sua luta pelo reconhecimento do Salário Mínimo Profissional, em defesa dos engenheiros, sempre priorizando o diálogo e entendendo ser bom para a empresa, para os trabalhadores engenheiros e para toda a sociedade.
A Ação Coletiva (nº 0020282-85.2017.5.04.0403) foi ingressada pelo SENGE-RS contra a empresa de móveis em razão do reiterado descumprimento do piso salarial dos profissionais de Engenharia (em 2019, o SENGE já denunciava a prática por esta mesma empresa). Lembrando que o chamado Salário Mínimo Profissional dos engenheiros é uma determinação da Lei Federal 4950-A/66.
Mesmo após tramitação de recursos por parte do SENGE, a sentença proferida em 26/08/21 reconheceu ser devido o pagamento do piso salarial legal (de 8,5 SM para jornada de 8 horas) para os profissionais engenheiros ocupantes de cargo que exija graduação em Engenharia.
Entretanto, a sentença inicialmente entendeu não existir a prática de dumping social por parte da empresa. Assim, foi necessário ao SENGE entrar com Recurso Adesivo solicitando a reforma da sentença, de modo que fosse reconhecida a prática de Dumping Social, que significa a prática de dano coletivo à sociedade.
O processo foi novamente encaminhado para a 8ª Turma do TRT da 4ª Região e o Acórdão, por unanimidade, decidiu negar provimento ao recurso da empresa, mantendo a sentença quanto à condenação ao piso salarial.
Porém por maioria, vencida a Relatora, a empresa foi condenada em voto divergente proferido pelo Desembargador Marcelo José Ferlin D’Ambroso, acompanhado pelo Desembargador Luiz Alberto de Vargas, que entenderam por condenar a empresa em dumping social no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) a ser revertido para entidade pública e/ou filantrópica a escolha do Ministério Público do Trabalho.
Veja o excerto dos fundamentos do voto divergente de decisão inédita no TRT-4, sobre a aplicação do dumping em ação por descumprimento do piso salarial dos Engenheiros:
“(…)Com efeito, a utilização do processo do trabalho, mediante a sonegação contumaz de direitos para posterior defesa em ação trabalhista, com o afã de fragilizar as condições de
trabalho, para auferir enriquecimento ilícito empresarial, com violação de dispositivos legais de ordem pública, sobretudo no que tange a direitos sociais consagrados na Constituição da República, gera, sem dúvida, dano social, haja vista a flagrante violação dos preceitos do Estado Democrático de Direito concernentes à função social da propriedade e aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.(…)”
O processo tem o patrocínio do Schumacher & Vitola Advogados Associados.
O Piso Salarial Nacional é uma luta de todos, e seu pagamento é garantido pela Lei 4.950-A/66, que estabelece os valores mínimos a serem pagos aos profissionais celetistas.
Clique aqui e veja como enviar a sua denúncia
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: