Na tarde desta quinta-feira (22), foi instalada a Frente Parlamentar da Microeletrônica do RS na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Miguel Rossetto (PT) com o apoio do engenheiro Adão Villaverde, ex-diretor do Sindicato dos Engenheiros e ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia.
O objetivo é promover o debate a nova Política Nacional de Semicondutores e a manutenção da Ceitec após a reversão da sua liquidação e retirada do programa de desestatização.
A Ceitec é a única empresa na América Latina capaz de desenvolver dispositivos da concepção à aplicação final, representando um marco na política nacional de Ciência e Tecnologia, bem como no ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O vice-presidente do SENGE, Diego Oliz, presente na instalação da Frente Parlamentar, destacou a importância da reestruturação da Ceitec e o seu potencial estratégico para a indústria brasileira. “A ciência, a tecnologia e a pesquisa não podem ser vistas como custo, e sim como investimento fundamental para alcançarmos o futuro de desenvolvimento que almejamos em nosso País. Esse investimento vem gerar resultados nas próximas décadas, assim como aconteceu na Coréia e na China, que avançaram nessa área e hoje tem desenvolvimento próprio suprindo suas demandas internas de mercado”, destacou o dirigente do SENGE, salientando que diversas áreas da sociedade, inclusive serviços essenciais, demandam utilização de chips nos seus equipamentos, o que reforça a importância de uma política nacional para atender a esses mercados. “A ciência não tem lado ideológico, ela é baseada em método e pesquisa, e atua em prol do interesse público. O Sindicato dos Engenheiros apoia a Frente Parlamentar da Microeletrônica do RS e pretende atuar no sentido de que essa luta contribua não apenas para o desenvolvimento da Engenharia nacional, mas também de toda a sociedade”, afirmou Oliz.
Estavam presentes também o presidente da Associação dos Colaboradores da Ceitec (Acceitec), Sílvio Luís dos Reis Santos Júnior; o presidente da Ceitec, Augusto Cesar Gadelha Vieira; o superintendente regional do Trabalho no RS, Claudir Nespolo; além de representantes de sindicatos e escolas técnicas.
Fotos :Mariana Czamanski
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: