Nesta quarta-feira (2) o presidente do SENGE, Alexandre Wollmann, o vice-presidente, Luiz Schreiner, e o diretor de Negociações Coletivas, Diego Oliz, estiveram reunidos com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, e o secretário adjunto, Artur Lemos, também presidente do Conselho de Administração da CEEE. O objetivo do encontro foi tratar de questões relativas aos quadros técnicos da Sulgás, CRM e CEEE, empresas ligadas à pasta.
O secretário Redecker informou que o entendimento do Governo do Estado é o de que a CRM e a CEEE precisam reduzir seus quadros de forma a buscar o equilíbrio econômico-financeiro, ao contrário da Sulgas que precisa ampliar seu corpo técnico a partir da realização de concurso público de forma a viabilizar seu projeto de expansão.
Em relação à CRM, o presidente do Sindicato manifestou contrariedade com a forma como foram realizados os desligamentos de servidores de carreira, exatamente no dia seguinte à assinatura do Acordo Coletivo da categoria, sem qualquer rito administrativo ou justificativa, impossibilitando inclusive a opção pelo recebimento de abono por afastamento previsto no próprio Acordo. Wollmann pediu a intermediação do secretário na reconsideração das demissões, para evitar que resulte em novos passivos trabalhistas à Companhia. Redecker se comprometeu em analisar a questão junto às assessorias jurídicas da Secretaria e da CRM.
Na sequência, o presidente Wollmann informou o andamento das tratativas do Acordo Coletivo dos profissionais da CEEE, que será deliberado em Assembleia na próxima terça-feira (08), onde a empresa não apresentou avanços sequer em cláusulas que não representam impacto econômico, como é o caso do auxílio ao Plano de Saúde. O dirigente do Sindicato também alertou sobre a ocupação de cargos técnicos por profissionais sem habilitação, descumprindo a legislação, e que a gestão da empresa não tomou providências mesmo tendo sido notificada sobre a questão.
Por fim, sobre os rumores de demissões na CEEE, Wollmann falou sobre o clima de insegurança que toma conta do quadro de funcionários, o que é totalmente prejudicial especialmente neste momento em que a empresa precisa contar com o trabalho e a união de esforços para se manter dentro dos indicadores exigidos pelo novo contrato.
O vice-presidente Luiz Schreiner e o diretor Diego Oliz informaram ao secretário Redecker que foram procurados por colegas da CEEE em condições de serem desligados da empresa, e estes apresentaram sugestões de melhorias para tornar o Plano de Desligamento Incentivado – PDI mais atraente para os trabalhadores, e mais interessante para Companhia, porque seria pago de forma parcelada ao longo do tempo, evitando desta forma, o desembolso imediato de um grande volume de recursos necessários para investimentos e a criação de novos passivos trabalhistas à empresa.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: