Os consumidores brasileiros terão mesmo de recorrer à Justiça para exigir das 63 distribuidoras do país o ressarcimento dos valores pagos a mais na conta de luz em decorrência de um erro na metodologia de apuração do reajuste tarifário. É essa a conclusão das reuniões entre os ministérios de Minas e Energia e da Fazenda e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), realizadas quinta-feira (05/11), em Brasília
De acordo com o presidente da Aneel, Nelson Hübner, serão necessários trinta dias para que seja feito um levantamento de quanto exatamente foi cobrado a mais pelas companhias devido a equívocos de cálculos na fixação de tarifas que estaria ocorrendo desde 2002. Mas para Hüber, não há como fazer qualquer ressarcimento sem o aval das distribuidoras, a não ser que seja por decisão judicial. “A Aneel não pode obrigar as distribuidoras a devolverem dinheiro porque não houve erro de cálculo delas. Foi usada a fórmula vigente no contrato da época”, admitiu.
As entidades de defesa do consumidor irão insistir em um acordo que evite a enxurrada de ações judiciais com pedido de devolução dos valores, que podem passar de R$ 10 bilhões.
Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), disse que ainda aguarda ato da Aneel sobre como ocorrerá a devolução do dinheiro, sem o qual caberá inclusive ação de improbidade administrativa.
Na última quinta-feira (05/11), em reunião extraordinária, a agência reguladora aprovou a convocação de audiência pública, que deve ocorrer até o dia 27/11, para recolher sugestões a fim de pactuar, em consenso com as distribuidoras, uma mudança do contrato de concessão. O objetivo é eliminar a falha a partir de agora.
Na hipótese de as concessionárias "voluntariamente" aceitarem devolver o que receberam a mais, a Aneel diz que fará o cálculo para compensar os valores nas tarifas futuras.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: