Na sexta-feira (9) aconteceu a inauguração da UCSGraphene, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina. A fábrica está vinculada à Universidade de Caxias do Sul (UCS), importante centro de desenvolvimento tecnológico da Serra Gaúcha e que mantém termo de cooperação com o SENGE-RS desde 2016, por meio de convênios de descontos nas mensalidades dos cursos, ações conjuntas na área de qualificação, além da presença do Sindicato em eventos acadêmicos e formaturas.
A planta da UCSGaphene é resultado de 17 anos de pesquisas avançadas na área de nanomateriais. Por sua experiência em atuar em projetos de inovação com a indústria, o grupo de pesquisa da UCS passou a integrar a Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Grafeno e a ter disponível recursos não reembolsáveis para desenvolver novas aplicações industriais para o grafeno em parceria com empresas nacionais.
O Brasil tem a segunda maior reserva mundial da grafita, matéria-prima do grafeno, e é atualmente o terceiro maior fornecedor mundial do produto. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estima que, nos próximos cinco anos, o grafeno deve movimentar mais de US$ 3 bilhões.
O grafeno é um nanomaterial com estrutura hexagonal de átomos de carbono, considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, entre outras propriedades. Possui alta resistência mecânica, maleabilidade a alta condutividade térmica e elétrica. A combinação única de propriedades superlativas do grafeno, o torna uma plataforma tecnológica que impacta dezenas de setores industriais.
A UCSGraphene entrou em operação em março de 2020, em caráter provisório, e foi inaugurada durante a primeira edição da Feira Brasileira do Grafeno, promovida pela UCS. O evento se encerra nesta sexta-feira (16) e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de empresas privadas.
Entre os projetos desenvolvidos pela UCS, estão curativos para tratamento cutâneo e medicina regenerativa que utilizam o grafeno e/ou seus derivados, bem como na confecção de materiais de prototipagem 3D e de restauração e regeneração na área da odontologia. Com o estudo será possível determinar quais são as atividades biológicas antimicrobiana, antiviral, anti-inflamatória, antioxidante, citotóxica e genotóxica existentes no grafeno e em seus nanocompósitos poliméricos. A iniciativa recebeu verba de R$ 1,8 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) por meio de convênio assinado durante a inauguração da feira.
*Com informações da Revista Amanhã.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: